Este processo consiste na inversão de uma manga de poliéster recoberto por um filme impermeável de Polipropileno, este é impregnado com uma resina termoestável (Epoxi ou Ester-Vinílica). Esta manga é confeccionada sob medida e necessidade requerida para a recuperação de uma trama ou seção de uma rede.
Comparado a um processo de cura de água quente, vapor é tipicamente mais rápido porque o vapor pode transferir calor mais rápido do que água. Uma vez que o forro está no lugar, a pressão do ar é utilizada para insuflar e expandir o forro para as paredes do tubo. Caldeiras são usados para produzir o vapor e é introduzido o ar pressurizado através de uma das extremidades do liner. Este processo muitas vezes precisa ser regulada por um sistema integrado que é projetado especificamente para o vapor. Após a cura é completa, fluxo de ar é introduzido para arrefecer o liner e evitar o encolhimento.
Não importa que caminho de curando você pode tomar, os benefícios do CIPP são ilimitados. Instalações de CIPP podem reduzir os custos de 40% – 60% e resultar em menores distúrbios para as pessoas e o ambiente em comparação com métodos de escavação. O método de CIPP, forma um novo tubo no interior do já existente, prolongando desta forma, sua vida útil em até 30 anos ou mais.